segunda-feira, 10 de outubro de 2011
Inovação em Preto e vermelho
Contagem regressiva para o debate e a atualização no setor moveleiro da Paraíba. 18 e 19 de Outubro.
Piso superior do shoping Sebrae
sexta-feira, 22 de julho de 2011
Repassando o artigo escrito pelo amigo Gilson Cândido sobre as centrais e redes de negócios.
VAREJO EM REDES
A união de empresas em Redes ou Centrais de Negócios definitivamente deixou de ser um sonho para tornar-se uma viva realidade em todo o Brasil e também na Paraíba.
Micro e pequenos empresários passaram a perceber que para defender suas empresas dos efeitos causados pela globalização, tributação excessiva, concorrência com grandes grupos, a saída é unir-se com aqueles que outrora seriam seus “adversários”. Esse conceito mudou radicalmente e nos dias atuais o “adversário” tornou-se parceiro no fortalecimento do negócio.
As empresas unidas em redes têm maior capacidade de sobrevivência no mercado, pois em grupo cada empresário fortalece sua empresa reduzindo custos nas compras, treinamentos, publicidade, enfim em todas as ações que envolvem o universo da empresa a união fortalece e traz competitividade a mesma. Na Paraíba existem diversas redes já formalizadas que geram milhões em faturamento e milhares de empregos diretos, estudos mostram que a união em grupos tem causado um efeito benéfico às empresas participantes, proporcionando crescimento sustentável com mais geração de emprego e renda. Dentre esses grupos destacamos a Rede Nordeste Móveis e Eletros, Rede Compre Mais Supermercados, Rede Fácil Construção, Rede Gente Econômica, Rede Cariri, Rede PB Construção, Rede Paraíba de Supermercados, dentre outros grupos já formados e diversos outros em formação.
Apesar de todas as vantagens as empresas reunidas em Redes tem tido enormes dificuldades no tocante a questão tributária, já que as mesmas por terem características de varejo, não recebem nenhum incentivo ou dispõem de qualquer benefício tributário e disputam um mercado com grandes grupos que além do poderio econômico trazem incentivos e benefícios fiscais como o TARE (Termo de Acordo de Regime Especial) mecanismo utilizado pelo governo para atrair empresas atacadistas, mas que tem sido desvirtuado e utilizado no varejo via manobras tributárias ocasionado quebra no principio da isonomia (Igualdade de todos perante a lei, assegurada como principio constitucional. Aurélio) o que traz dificuldades e causa problemas insolúveis as empresas que não dispõem do mesmo incentivo. Na prática o governo tornou-se agente arrecadador e maior propulsor de uma concorrência extremamente desleal e predatória entre grandes e pequenos, onde aqueles que estão isolados estão sendo dizimados do mercado.
Preocupados com essa situação as Redes e centrais da Paraíba criaram o Fórum de Redes e Centrais de Negócios do Estado com o objetivo e discutir avanços para as Centrais. Um dos objetivos do Fórum é a criação de uma política de incentivos às Redes que contemple não apenas a igualdade tributária entre as empresas, mas a exemplo de outros estados com o Rio Grande do Sul o apoio e incentivo a formação de grupos, fusão, capacitação de todos os envolvidos no processo (empresários e colaboradores) além de gestores para as centrais e outras demandas inerentes ao processo. Acreditamos que já e tempo do governo perceber essa forma de associativismo e incentivar com os mecanismos que dispõe ou criar novos caminhos caso seja necessário, mas as redes já necessitam de uma política pública de incentivo, pois assim estaremos incentivando o crescimento sustentável de centenas de empresas e a manutenção e fortalecimento dos níveis de emprego e renda. Sem falar que a maioria dessas empresas está no interior do Estado e os empresários locais reinvestem o lucro na sua própria comunidade, diferente dos grupos importados para o Estado à custa de incentivos que chegam a ser absurdos.
As empresas em Rede desejam ser parceiras no crescimento de nosso Estado, mas necessitam de reciprocidade do Estado para suas ações.
Gilson Cândido
Diretor Financeiro FACE/PB
Presidente do Fórum de Redes e Centrais de Negócios a Paraíba
quarta-feira, 8 de junho de 2011
PORTAL BAZAR NA EQUIPOTEL NORDESTE
A Equipotel Nordeste foi um sucesso de publico e gerou em torno de 9 mil visitantes, todos qualificados , de modo a superar as expectativas dos expositores. O Portal Bazar esteve presente junto com o Grupo SOB MEDIDA. O grupo Sob medida reune cerca de 05 fabricantes de móveis que oferecem conjuntamente seus serviços e produtos a todo mercado hoteleiro. No stand tivemos cerca de 48 visitantes nos 3 dias, que puderam ver um ambiente simples mas requintado. abaixo algumas presenças marcantes no stand. O amigo e parceiro da Equipotel Leandro e o casal Daniel e Flávinha.
segunda-feira, 16 de maio de 2011
AMAP na Movexpo 2011
A AMAP esteve na MOVEXPO no dia 10/05 para prestigiar a Feira e um grande parceiro e amigo que tem levado o nome da Paraíba a todos os cantos do Nordeste. Estivemos na caravana montada pelo SEBRAE-PB e a os associados da AMAP e visitamos com a gestora do projeto da APL de móveis do SEBRAE a amiga Elianete Paiva todos os stands da Feira e registramos muitos lançamentos. Visitamos ainda o stand da CARIOFLEX Estofados do amigo Cariolando e conferimos os lançamentos deste ano.
terça-feira, 29 de março de 2011
FIMMA 2011 inovação e vida - comprovadamente a melhor!
FIMMA 2011 foi comprovadamente a maior feira do setor moveleiro do Brasil e América Latina. Estivemos visitando no mesmo período de feira atravéz do projeto marceneiro as instalções do SENAI/CETEMO RS e conferir tudo que há de mais moderno em termos de educação profissional em nossa área. A palestra do SR. Ivo Cansan, presidente da Moversg, foi inspiradora e complementou com sua bonita história de vida.Na noite de quinta -feira estive no jantar de confraternização da TECMATIC ( uma das patrocinadoras do evento) e me sentei por sorte ao lado do CEO da empresa Sr. Muller e do SR. Piva, presidente da FIMA e o recém amigo Ivo e pude ouvir histórias de vida e realidade que acrescentaram muito saber a minha atividade. FIMMA 2011 comprovadamente a melhor!!
Na FOTO, JAMACI ( AMAP) e IVO ( MOVERSG)